Deixei de falar sobre na coluna do SPFW, então hoje ela ganha um post exclusivo rs.

Já observaram que o decote das pernas anda tomando os “red carpets” e as coleções tanto nacionais, quanto internacionais?

Quem primeiro chamou atenção nesse últimos tempos com seus looks nada básicos- e foco de flashes –  foi a atriz Angelina Jolie, que sabe explorar sua sensualidade, acredito eu, como poucas.

5879206481_fe0712c137_zEsse tipo de decote, faz uma vez bonita com a história do “esconde mostra”, dando automáticamente um ar mais sensual a peça. Mas muito cuidado com decote com fenda, ou fenda exagerada por exemplo. O limite aqui entre o sensual e o vulgar é bem tênue.

Acho que um modelo bem bacana são aqueles mais fechados com a fenda lateral, sendo ao mesmo tempo clássico e ousado.

Vamos ver alguns looks?

5879769624_11b6093073_z5879207247_2dc1303ff0_zAlguns modelos desfilados esse ano nas passarelas de fora, do SPFW e do Fashion Rio.

5879206301_23126493de_zMais algumas celebridades, tendência no tapete vermelho.

5879207385_de505051e9_zE pelas ruas, usado em um tom mais casual e menos “festa”.

Ia acabar o post aqui, mas pesquisando sobre como é bacana usar as tais fendas, achei a resposta a essas dúvidas, dadas pela expert Glória Kalil. Confiram:

“1) POR QUE USAR FENDA?

“Há fendas e fendas. É um recurso de provocação, sem dúvida nenhuma. O tamanho e o tecido influem na escala de 10 a 1 de provocação. Um vestido de renda de noite, decotado e aberto até a cintura, é o auge da provocação. Mas há vestidos de algodão e alcinha com fendas menores, com um componente mais sutil de sedução. Uma saia tipo sarong tem fenda, é a cara do verão e pode ser usada de maneira esportiva com camiseta”.

2) EM CASAMENTO PODE? EM NOIVA FICA BEM?

“Em casamento, convidadas ou madrinhas não podem usar fenda. Não tem nada que ficar provocando as pessoas em casamento da outra. Quem briga pela atenção é a noiva e, portanto, se você usar uma fenda de provocação máxima, ela vai te matar. Ainda por cima, se a cerimônia for na igreja, não é o lugar ideal para mostrar as pernas inteiras. Se a noiva pode usar? Bem, as noivas andam abusadíssimas atualmente. Por enquanto, estão se equilibrando no tomara-que-caia, que virou quase o must das noivas jovens. Ainda não vi noiva usando fenda. Mas acho bom aproveitar o blog de vocês e dizer às noivas que fenda NÃO PODE. Do jeito que as coisas vão, estou vendo a hora em que o padre vai proibir a noiva de entrar na igreja para casar”.

3) TEM HORA PARA USAR? DE DIA PODE?

“Para evitar erros grosseiros com fendas, faça essa tabelinha de 1 a 10 de “índice de provocação”. Para a noite e as baladas, onde o que manda é a sedução, pode usar graus mais altos. Em recepções oficiais, e encontros durante o dia, discrição é ainda mais bem-vinda.. O código de etiqueta da fenda é bem parecido com o do decote: quando se pode usar e a profundidade aceitável. A fenda é o decote da perna”.

4) SÓ MULHER ALTA PODE USAR FENDA?

“A altura da mulher não influi em nada. Quadril pode também não influir em nada. Vai depender mais do corte e do modelo do vestido. Mas quem tem perna grossa deve evitar fendas. Fenda em mulher muito pernuda é igual a decote em quem tem peito muito grande”.

5) HOMEM SÓ ACHA BONITO NA MULHER DOS OUTROS?

“Há homens que gostam de fendas – não só nas outras, mas nas mulheres deles. O Eike Batista, por exemplo. É famosa a foto dele com a ex-mulher, Luma, de fenda subindo acima da cintura. E o Eike muito confortável e sorridente. A namorada atual do empresário deu uma entrevista dizendo que usa vestidos bem curtos porque o Eike gosta”.

6) FENDA E DECOTE PROFUNDOS COMBINAM?

“Não. O melhor é optar, ou vai de decote na perna ou no seio: os dois juntos se chama “biquíni” e não vestido. Para fazer algum efeito, produzir impacto certo, é melhor escolher. Caso contrário, se quiser apostar em ambos, bota um bom protetor solar e vai para a praia”.

7) O CORTE E O MODELO DO VESTIDO INFLUEM?

“O corte melhor para fendas é reto ou ajustado. Esvoaçante com fenda não recomendo, é muito arriscado. Fica parecendo que você rasgou o tecido. A fenda é uma “costura”, ela existe e se impõe quando é deliberada e bem feita. De outra forma, parece rasgo”.

8) QUAIS OS SAPATOS IDEAIS – ALTOS, BAIXOS, SANDÁLIAS? BOTA PODE?

“Dá perfeitamente para usar com sandália rasteirinha se o vestido for de algodão, estampadinho, com fenda lateral. Nesse caso,  o acessório baixinho vai valorizar o visual esportivo. Botas podem ser um risco, mas hoje há as ankle boots, que vão bem com alguns modelos de fenda e são sandálias pesadas como botas, daí o nome”.

9) MEIA-CALÇA COM FENDA É CAFONA?

“Nem sempre. A meia-calça precisa ser bem escolhida. Você pode estar com um vestido preto e meia-calça preta, com camadas diversas de transparência. Ou uma meia calça colorida, numa mistura mais moderna e jovem. O que não dá, meeesmo, é usar meia-calça cor da pela para segurar a perna que não está suficientemente firme ou lisa. Isso é que não dá. Já pôde. Mudou de uns anos para cá. Essa meia teoricamente invisível virou coisa de senhora”.

10) EXISTE LIMITE DE IDADE PARA USAR FENDA?

“Idade conta para tudo. Desde os três anos a menininha não usa fralda, não é assim? A partir dos cinco, não vai usar laçarote. Fenda é uma roupa que é sinônimo de provocação, atitude. Mulher de 70 anos não usa, ou não deve usar. Até porque se é para provocar, a mulher deve estar com seus hormônios em alta e suas pernas em ordem. Moda, a gente precisa encarar com um mínimo de desconfiômetro e sensatez. A idade, a gente deve encarar com sabedoria e humor. O problema, no fim, não é a perna, mas a cabeça”. “

E vocês, gostam e usariam?

Fonte entrevista: Época Coluna.

Fotos: Reprodução.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *